segunda-feira, 30 de maio de 2011

O caminho da paz


Por Pr. Elias Alves Ferreira

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” – Jesus - João 14.27. 


Provavelmente, em todas as línguas, a palavra mais desejada e pronunciada é a paz. Ondas de terror em várias partes do mundo. Violência gerada pela corrupção e desigualdade social domina em vários países, inclusive o nosso.
Mas paz, muito mais que ausência de guerra e um padrão econômico elevado, é também um estado interior, espiritual. Desta forma, a Bíblia Sagrada anuncia o caminho da paz. 
A paz completa começa e culmina em Jesus. Isaías profetizou, mais ou menos 700 a.C, que Cristo seria o governante da paz: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" - Isaías 9.6. Na noite do Seu nascimento os anjos cantaram: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” – Lucas 2.14. Nos dias do Seu ministério terreno fez a doação da verdadeira paz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou...” - João 14.27(a). Quando morreu na cruz estava franqueando ao mundo a paz: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele...” – Isaías 53.5. A paz do Senhor começa na terra e continua na eternidade: “E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre” - Isaías 32.17.
Quando temos um encontro com o Salvador, Ele passa a agir em todas as esferas das nossas vidas e o resultado é uma segurança, ou seja, paz. Paz com nosso mundo interior, conosco mesmos. Paz com Deus porque a dívida do pecado encontra-se quitada diante do Grande Trono. Paz com o próximo porque aprendemos a perdoar, a aceitar e a amar indistintamente. É uma vida livre, uma repetição das palavras de Paulo: “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” - Romanos 8.34. É o alegre cantar do Salmo 85.10 - "A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram". A justiça (coisas certas) e a paz (segurança e tranqüilidade) são irmãs siamesas, inseparáveis. Não dá para ter paz com algo errado. Mas como acertar plenamente conosco, com Deus e o próximo? Somente através do único e perfeito caminho chamado Jesus que disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" - João 14.6 (b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário