sexta-feira, 10 de junho de 2011

Depressão, como lidar com essa situação


Por Pr. Elias Alves Ferreira
A depressão é um mal que atualmente atinge um grande percentual da população. O número de pessoas que procuram ajuda para este problema tem aumentado consideravelmente. As causas principais são físicas, emocionais e espirituais. Espiritualmente, que é o nosso caso, procuramos ajudar as pessoas a recuperarem os valores desta área:
  • Auto-estima. É necessário que as pessoas descubram que são imagem e semelhança de Deus. Que não foram criadas para derrota e sim para a vitória. Conforme o Profeta Isaías, podemos viver como águias - Isaías 40.31. Então porque viver como avestruz?
  • O plano de Deus. Se Deus criou todas as coisas com finalidades específicas não seria o ser humano a ficar sem um propósito. De forma generalizada Deus enviou Seu Filho Único que morreu de braços abertos pela humanidade. Mas por outro lado, é impossível viver bem sem ter um encontro pessoal com a graça divina, um objetivo concreto. Quando este encontro é real, as pessoas passam a viver no centro da vontade de Deus - Jó 42.2.
  • Perdão. Um dos temas mais profundos do cristianismo chama-se perdão. Com ele é possível vencer a torturante culpa. E sem ele é impossível superar os obstáculos da vida. O perdão, no entanto, muitas vezes, deve acontecer em três níveis: Perdoar algum ofensor ou situação, a si próprio e por último desfrutar o perdão do Senhor. Com Jesus aprendemos que não há limite para o perdão, porque podemos vê-Lo perdoando até mesmo em meio à agonia da Cruz - Mateus 18.21 e 22 – Lucas 23.34.
  • Fé. A fé é a força propulsora da vida. Se ela existir jamais haverá a desistência da vida. O poder libertador de Deus será real. Se for Bíblica, terá uma direção divina, proporcionado uma visão além das dificuldades e da dor - Hebreus 11.6. O medo será substituído pela segurança, o louvor pela lamúria, a tristeza pela alegria, a fraqueza pelo poder, o desânimo pelo ânimo, a dúvida pela certeza e a morte pela vida.
  • Comunhão. Não fomos criados para o isolamento e a comunhão com Deus e o próximo tem sido um verdadeiro antídoto para os males. Oração, leitura bíblica, aceitação e amor nunca são demais, principalmente para alguém que sofre - 1 João 1.3.
Não menosprezemos a depressão. Um simples surto pode transformar-se numa tragédia. As fugas (do simples menosprezo aos vícios) não resolvem apenas adiam a solução. É um mal que pode ser evitado e curado, mas necessita de compreensão e pré-disposição. Toda ajuda possível deve ser buscada. Os Profissionais da Saúde, os Psicoterapeutas, a Ciência Farmacológica e Conselheiros Espirituais comprometidos com Deus e Sua Palavra apresentam caminhos surpreendentes para superar e vencer a depressão.

Façamos de tudo para termos um mundo mais alegre e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário