domingo, 5 de junho de 2011

Um novo coração


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” – Provérbios 4.23.
A Palavra de Deus é sempre surpreendente. Por mais que a consideremos um livro escrito a tanto tempo, sempre nos traz novas formas de vermos o mundo, de inspiração e de compreensão da vida. Quando sistematizamos a palavra “coração” nos deparamos com uma verdadeira “cardio-teologia”.
 
No aspecto físico de uma pessoa adulta é apenas um órgão do tamanho de um punho, que pesa 500 g, dividido em 2 aurículos e 2 ventríloquos, envolto por uma membrana chamada pericárdio... Mas quando fazemos uma conta de seu funcionamento ficamos surpresos com os números: Batendo 70 vezes por minuto, em uma hora será 4.200, 100.800 por dia, 36.792.000 por ano e 2.575.440.000 para quem vive setenta anos...
 
Não é uma maravilha de uma bomba que trabalha 24 horas em todos os dias inclusive os feriados? Devemos cuidar desta preciosa obra prima da natureza.
 
E quando consideramos o coração como emoção e razão? A isto a Bíblia também alerta:
 
O coração é o nosso bem mais precioso: “Sobre tudo o que deve guardar...”. Assim como cuidamos da nossa aparência devemos zelar do nosso interior. “Sobre tudo” significa prioridade, valorização máxima, cuidado especial....
 
O coração deve ser guardado. “guarda o teu coração”. Se para o coração físico deve ser evitado o excesso de gordura, o alto índice de triglicérides e do mal colesterol, imaginemos quando ele é visto espiritualmente! Devemos eliminar radicalmente o ódio, a maldade, a vingança, a falta de perdão, a mentira, a vaidade, a inveja, a más intenções, o orgulho, os vícios...
 
A vida depende do coração. “... porque dele procedem as fontes da vida.” Sim, a vida depende do coração. Sem alguns membros ou órgãos alguém pode, mesmo que vegetativamente viver, mas não sem o coração. Artificial ou transplantado dependemos de um.
 
Devemos deixar espiritualmente o nosso coração nas mãos de Jesus, que veio ao mundo e ensinou que para vivermos bem devemos perdoar sempre e amar intensamente a todos, que deu o Seu sangue numa cruz e depois teve o “coração derretido como cera” em nosso lugar conforme o Salmo 22.14.
 
Se precisarmos de uma cura é só orar como Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." - Salmo 51.10.  O transplante será imediato, sem filas, de graça e sem qualquer rejeição. Como saber? É só olhar a história nos últimos dois mil anos e muitos que estão próximos e veremos tanta gente boa curada pela Sua graça, misericórdia, amor e perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário