segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Fé Sacrificial

Por Pr. Carlos Azevedo

A  Fé Sacrificial - GN. 22:1-18

INTRODUÇÃO:
Mas uma vez estamos reunidos na presença do nosso bom e maravilhoso Deus para refletirmos na importância da fé para que deus atenda a nossas orações. Amados até agora já vimos na primeira parte sobres os Elementos importantes na oração, o ultimo da primeira parte foi: Intercessão por outrem. Entramos na segunda parte com o tema geral: Para que Deus atenda a oração é preciso, que teve inicio como  tema especifico, Purificação. Portanto com a graça e a misericórdia de Deus hoje, continuarei dentro dessa segunda parte,  Para que Deus atenda a oração é preciso: Fé.  Porque? “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoado dos que o buscam”. Mas o que é fé? Em Hb 11 diz que fé é O firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Mas o dicionário Bíblico Almeida vai mas adiante dizendo assim: fé é confiança em Deus e em Cristo e na sua Palavra (Mt 15:28; Mc 11:22-24; Lc 17:5). Confiança na obra salvadora de Cristo e aceitação dos seus benefícios (Rm 1:16-17). Mas a Bíblia diz mais, que a fé não anda sozinha porque sozinha ela é...morta, (Tg 2:17). Por isso hoje estaremos falando de uma especial. A fé Sacrificial.
l. A importância da fé sacrifical para que Deus receba a nossa oração.
Na oração nós só pedimos, mas é importante que atentemos também para a nossa entrega diante  do altar de DEUS. Abraão aqui não está pedindo nada e sim dando, “toma o teu filho – oferece-o em holocausto”.  Antes de pensarmos no que vamos pedir é importante pensarmos no que temos dado; não que Deus precise que você dê alguma coisa para que ele te retribua, mas falo da importância de  vivermos como se fossemos ofertas para Deus. Porque a sua vida deve está no altar de Deus. Abraão estava pronto para colocar tudo que possuía sobre o altar. E nós também estamos? 
Veja o que diz o apostolo Paulo em Romanos 12:1-2, Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus,que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de DEUS. Aqui o apostolo fala de uma vida em santidade e não um viver de acordo com o mundo, portanto ele fala com os que já vive em comunhão co Cristo.
Irmão o sacrifício aqui é o holocausto. Levitico apresenta cinco tipo principais de sacrifícios e ofertas. E nesse tipo de sacrifício o animal era queimado completamente no altar. Isso representa uma entrega total, “uma vida dada” (Lv 1:17).
Isso nos lembra o sacrifício vicário de Cristo, (a sua vida dada por nós). Então imaginemos o valor que  tem para Deus um servo que se aproxima dele com a sua vida no altar como uma verdadeira oferta!
ll. A importância da fé obediente para recebermos o bem de Deus
A palavra de Deus a Abraão não parecia nada agradável, “toma teu filho oferece em holocausto”. Qualquer um teria desobedecido a essa ordem de Deus, porem Abraão obedeceu.
Essa atitude de Abraão demonstra a confiança naquele  que fala, naquele que ordena. Ele não sabia qual seria o desfecho de tudo aquilo, Mas agia pela fé obediente em um Deus galardoado. Essa fé é importante na nossa adoração porque da a certeza de que mesmo parecendo impossível o melhor pode acontecer, porque é preciso que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoado dos que o buscam. Abraão não só cria na existência desse Deus como cria na sua capacidade extraordinária de transformar morte em vida... é importante crermos assim na busca daquilo que buscamos no Senhor.
Veja o que diz o povo para Jeremias quando estavam sendo oprimidos e destruídos pelos seus inimigos. Então eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha da verdade e fidelidade, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor teu Deus.
Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus (42:5-6). Eles pediram para que Jeremias orasse por eles, mas mesmo antes de saberem a resposta de Deus, falaram que estavam disposto a obedecer à vontade de Dele. Então antes de tudo você já tem que ter uma Fé obediente, você já deve ser alguém que obedeça a palavra de Deus (42:3-4).
 lll. A importância da fé que renuncia, que abre mão da sua vontade para fazer a vontade de Deus.
Irmãos aqui o que está em jogo  são valores, e as vezes o que pode valer muito para mim pode não ter o mesmo valor para você. Portanto para mim pode ser muito fácil abrir mão de determinadas coisas, quando que para você não seja tão fácil assim. Mas não estamos falando de abdicar de qualquer coisa, estamos falando de abrir mão da vida, a coisa mais preciosa que se tem. “E vieram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho”, (Gn 22:9-10).
Mesmo sendo Isaque o filho amado que tanto desejara por toda a vida, Abraão não relutou em sacar uma adaga e posicioná-la sobre o pescoço de seu filho. Deus então mandou um anjo para segurar o punho de Abraão, dizendo estar satisfeito com a obediência de Abraão. Em recompensa, Deus poupou seu filho, e prometeu que sua linhagem produziria uma nação numerosa que governaria toda a terra por onde Abraão havia caminhado em vida (Canaã, propriamente dita).
Isso é renunciar ao que mais ama por obediência e fé. E isso não ficou sem recompensa...
Abrão já havia dado exemplo de que era um homem obediente que acreditava em Deus, “O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então, saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora”. (Atos 7:2-4). Ele já havia renunciado a su pátria e a  sua parentela segundo conta a Bíblia no testemunho de Estevão em atos dos apóstolos.
Portanto meus amados, alem desse exemplo maravilhoso de Abraão, Jesus nós deixou o maior exemplo de abnegação de vida,  “Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam”, ( ROMANOS 15:3).   Até Jesus, O Filho de Deus, mesmo sendo perfeito desde a Sua concepção, viveu em completa dependência de oração. Da escolha dos discípulos à terrível morte na cruz por todos os viventes, podemos vê-Lo orando intensamente. Os milagres nada mais eram que o repartir da Sua glória absorvida nas longas horas de oração. Em Hebreus 5.7 encontramos: "O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas...". Vida, milagres, morte e ressurreição foram conquistadas pela renúncia da natureza humana e o pleno envolvimento na natureza Divina, pelo simples, mas eficaz método da oração.
Assim amado viva uma vida de completa dependência de Deus, o busque com fé, obediência, apresentado a tua vida diante dele em sacrifício renunciando a tua vontade e deixando que a vontade dele se cumpra.
Que o senhor nos abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário