segunda-feira, 11 de julho de 2011

QUANDO 1+1=1

Por Pr. Carlos Azevedo

QUANDO 1+1=1

Eu e o pai somos um, Jo 10:30
Comunhão : Elementos importantes na oração: (Salmos 103:1-8)

Então a intenção nesta manhã não é mostrar como orar em comunhão, mas examinarmos origem, conceito e exemplos de comunhão. Para que quando orarmos a Deus por nós ou por outrem, saibamos que a verdadeira comunhão do corpo de Cristo é fundamental para que ele responda às nossas orações.
Este termo vem da raiz grega (Koin), que no substantivo é (Koinonia), que tem o sentido de compartilhar alguma coisa. É o conjunto daqueles que comungam nos mesmos ideais, crenças ou opinião.
A comunhão vai aparecendo à medida que as diferenças diminuem e as semelhanças  aumentam.
É uma loucura dizer que 1+1=1, mas, não estamos falando de ciências exatas, e sim de matéria espiritual.

Como entender a comunhão:

A resposta está na trindade divina: Pai, Filho e Espírito Santo. (Comunhão na criação).

Gênesis 1:26 – E disse Deus: Façamos...
João 1:1-3 – Todas as coisas foram feitas por ele...
Hebreus 1:1,2 -  Por quem fez também o mundo...
João 14:26 – Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas...

Exemplos de comunhão: 1- O casamento. Na linguagem simbólica da Bíblia falando de casamento podemos dizer que 1+1=1 veja Genesis 2:24: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne”. Nesse sentido há uma fusão ou uma mistura de vontades, sonhos alegrias e tristezas, conquistas e fracassos. Ou seja, uma vida de cumplicidade permanente, de modo que tudo se torna conhecido um do outro e, portanto, comum às pessoas envolvidas. “Há casais que vivem debaixo do mesmo teto mas não tem comunhão”.

2 – O corpo: Em 1 Co 12-12 o apostolo Paulo trata da importância da comunhão no corpo. “Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, formam um só corpo, assim é Cristo também”.
Lendo os versículos seguintes, fica claro que qualquer membro desse corpo, por mais insignificante que possa parecer, é indispensável e sua falta interfere no equilíbrio completo de seu funcionamento.
No corpo humano um membro não menospreza o outro, não disputa com o outro, não abre mão do outro,  a fim de nutrirem o corpo, conservando-o vivo e produtivo.
Portanto do mesmo modo que o corpo físico precisa viver em comunhão cada um dos seus membros, o corpo de Cristo, a igreja, precisa viver em comunhão uns com os outros , porque como vimos só assim: sem desprezo , sem rejeição, sem disputa e com acolhimento o corpo de Cristo poderá viver de maneira produtiva.
A comunhão bíblica não é ocasional, é um modo de vida.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

Partindo desta palavra, concluímos que a COMUNÃO não era algo circunstancial ou coisa de final de semana. Era o modo de vida daqueles irmãos, de sábado a sábado, dia após dia.
Irmãos em dias cada vês mais individualista onde o ser humano tem buscado  mais os valores terrenos que os valores Espirituais, a igreja de Cristo corre um serio risco, que é se conformar com essas coisas e perder pouco a pouco o sentido da verdadeira comunhão. Comunhão não tem nada há vê com alguns momentos de celebração ou na igreja ou fora da igreja. A comunhão é uma amizade que inclui participação nos sentimentos nas experiências e na vivencia 1 Co 1:9; 10:16; 2 Co 13:13; Fp 2 1; 3:10; 1 Jo 1:3,6,7. O relacionamento envolve propósitos e atividades comuns; parceria At 2:42; 2 Co 6:14; Gl 2:9 Fm 6.
Portanto no fim desta reflexão me responda ou melhor, responda para si mesmo: será que como corpo de Cristo estamos vivendo uma comunhão segundo o ensinamento de Cristo?

Temos tudo em comum?
Temos nos  alegrado com a alegria dos nossos irmãos?
Temos nos entristecido com o fracasso do nosso irmão?
Juntos somos hum?

Se nossa resposta for sim para essas perguntas, glorias ao Senhor!
Se em partes for não, porque você acha isso algo muito difícil, algo que contraria a sua natureza, saiba que Cristo Jesus tornou isso possível com a sua vida e mostrou sim que é possível 1+1ser igual a 1. Lembrem-se não estamos falando de ciências, estamos falando de natureza espiritual. Jesus demonstrou que quando se trata de matéria espiritual de plano de Deus, algumas lógicas nem sempre prevalece. Assim como Jesus quebrou circunstancialmente algumas leis da natureza  e da ciência (Mc 6:49 e Jo 2:7e 8) ele pode nos ajudar a quebrar as barreiras da falta de comunhão verdadeira.

O titulo desta palavra teve como base o primeiro estudo da lição Bíblica do 1º trimestre de 2001 escrita pelo Pr. Gilberto Fernandes Coelho, da IAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário