sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O tempo da graça


No capítulo cinco de São João encontramos Jesus curando um paralítico (tetraplégico) que sofria a trinta e oito anos. O homem não clamou, não tinha nada a oferecer, nem ninguém para ajudar. Estava cercado de lamúrias, dores e gente que sofria. Não tinha onde ficar a não ser, no tanque de Betesda (Casa da misericórdia). Não era sempre, era a crença, mas às vezes as águas eram revolvidas e apenas um era curado. Esta era a chama da esperança que o mantinha vivo em meio a tanto sofrimento. Num dia e de forma inesperada foi visitado pelo Senhor da graça.

Como é maravilhoso refletir sobre Jesus. Ele foi ao encontro do homem, dialogou e o curou. Hoje ainda continua passando pelos pátios deste mundo: Vendo os que ninguém vê, aproximando dos que ninguém se aproxima, ouvindo os que ninguém ouve, socorrendo os que ninguém mais quer socorrer.

Mas porque Jesus não o curou antes, se outras vezes tinha vindo a Jerusalém? Dentre os grandes mistérios de Deus, está o “tempo especial”. No grego (língua que foi escrito o Novo Testamento), as palavras mais usadas para tempo são duas: Chronos e kairós. Chronos é o tempo corrido, “cronológico”. Kairós é o tempo específico, separado, especial. As coisas de Deus ocorrem no tempo determinado, no período certo, no kairós. Por isso jamais podemos perder a esperança. No momento certo a bênção chegará. A vida já é uma grande vitória.

Jesus foi direto e específico, queres ser curado? Ele continua o mesmo e espera o mesmo comportamento de nossa parte. Não basta apenas pedir “Senhor me abençoe!”. É preciso pedir o que realmente estamos precisando. Desta forma, além de ser terapêutico o fato de expor o que pesa no coração, não restará nenhuma dúvida quando a bênção chegar. Mas esta pergunta revela outra verdade maravilhosa: O Senhor está interessado em nossa vida para que fiquemos bem. Somos importantes para Ele. Não somos apenas mais um rosto na multidão. Ele sabe realmente quem somos: Os traços de nossos digitais, os desejos de nossas almas, nossas qualidades e defeitos, quando fios de cabelos temos... Ele sabe tudo! E o melhor:

Ainda assim, insiste em nos abençoar. A isto chamamos graça (presente que a gente não merece). Se diante de nós está um “monte” de problemas ou pecados, o Senhor oferece uma “montanha”, uma “cordilheira” de Sua graça e misericórdia.

Se olharmos apenas ao redor, teremos muitas razões para “curtir” o sofrimento, a inércia, a amargura, o desprezo. Porém, se ousarmos olhar para cima, pela fé, poderemos ver Jesus sorrindo e dizendo: Chega meu filho desta situação e dor, levante, viva a vida, volte para a realidade... receba a minha eterna graça.

Por Pr. ELias Alves Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário