segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alegria em tempo de escassez


"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas". Habacuque 3.17-19
Tempos difíceis não é privilégio exclusivo da nossa geração. Sempre houve períodos de dificuldades onde as coisas essenciais minguaram. No tempo de Habacuque (610 a.C aproximadamente) Israel passava por profunda crise econômica e espiritual. E, neste momento de crise, um cântico diferente, na inspiração do Profeta Habacuque, passou a ser entoado pelo povo de Deus.

Este cântico falava da possibilidade da falência total da vida agro-pecuária, mas apresentando de forma grandiosa a vitória da fé, do amor e da esperança. Três vezes é dito “ainda que” e depois um “todavia” na direção da pessoa do Todo-Poderoso. Os elementos que poderiam não existir (figo, uva, azeitona, grãos, ovelha e vaca) faziam parte do culto, do alimento, das vestes e do comércio. Mais ainda assim não seriam suficientes para sufocar ou calar a alegre adoração.

Muitas vezes passamos por necessidades e vemos projetos pessoais falindo, que se não tivermos cuidado passamos a desistir do futuro, entrando em depressão permanente e perdendo a vida. Mas vale a pena uma vida parcial? Certamente que não! Olhemos para o texto Bíblico e meditemos:

Se a figueira humana não florescer, há outra figueira onde não faltam frutos doces que se chama Deus O Pai: "Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse" - Miquéias 4.4.

Se a videira dos seus sonhos falhou, há uma verdadeira, chamada Jesus, da qual você faz parte: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" - João 15.5.

Se a oliveira do seu mundo não lhe trouxe o resultado esperado, há uma oliveira chamada Espírito Santo, na qual está enxertado e produz azeite em quantidades inigualáveis para uma completa unção: "E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira" - Romanos 11.17.

Se as tuas lavouras não corresponderam ao seu suor, há um pão da vida que é suficiente para lhe sustentar para a eternidade: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” – João 6.51.

Se o seu gado e as suas ovelhas foram assaltados por circunstâncias adversas, há um cordeiro que derramou o Seu sangue para que tenha uma vida vitoriosa: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” – João 1.29 (b).

Não nos fixemos nas derrotas! Não nos alimentemos do banquete da tristeza! Não cantemos viciosamente cantigas de dor!

Alegremos-nos no altar e na pessoa de Deus. Ele nos conduzirá sempre em vitória.
Por Pr. Elias Alves Ferreira

Um comentário:

  1. Verdade é tempo de confiar em deus,e sabemos que só ele pode todas as coisas,tempo de temos forças e clamar ao senhor não deixa o desespero nos tomar creiam e esperem no senhor

    ResponderExcluir