segunda-feira, 19 de setembro de 2011

É hora de celebra

E naquele dia contentes ofereceram grandes sacrifícios, pois Deus lhes enchera de grande alegria. As mulheres e as crianças também se alegravam, e os sons da alegria de Jerusalém podiam ser ouvidos de longe (Ne 12:43).

A celebração a Deus será o foco desta lição. Veremos como devemos celebrar a Deus quando estamos alegres pelas vitorias que ele nós concede.
A bíblia nós ensina que a celebração a Deus é importante e, portanto, deve ser realizada com fervor, dignidade e dedicação.

A celebração que agrada a Deus está apresentada aqui em cinco tópicos:

1. O jubilo na celebração
2. O motivo da celebração
3. A pureza na celebração
4. A união na celebração
5. A ordem na celebração

O que estavam celebrando. Estavam celebrando uma vitoria.
Mas para que eles estivessem celebrando essa vitoria foi preciso que Neemias se envolvesse afetivamente e espiritualmente na reconstrução do muro em favor dos seus irmãos. Foi preciso também que o homens orassem e esperassem pelo agir de Deus que daria a orientação para que eles agissem na hora certa e de maneira planejada.
Era muito trabalho pela frente, mas o homem avaliou, buscou cooperação, foi firme e se colocou na dependência de Deus. A obra teve sucesso porque princípios importantes foram levados em conta, como supervisão, colaboração e valorização. Vimos também, que para estarmos falando da celebração da vitoria do povo de Deus dos dias Neemias, muitos obstáculos tiveram que ser enfrentados, como a oposição, mas o importante é sabermos que Neemias não se deixou abater diante da oposição à obra de Deus. Apesar das injustiças sociais foi possível a Neemias realizar um trabalho com amor,responsabilidade e temor a Deus. Medidas necessárias foram tomadas para que a obra terminasse dentro do previsto e com o resultado esperado. As coisas precisavam ser organizadas, a restauração da comunidade e repovoamento da mesma. E sem duvida, uma das contribuições mais importante desta história foi o reavivamento do povo de Deus por meio das escrituras sagradas pra que eles pudessem celebrar com alegria. Estavam celebrando porque não foram egoístas, relembraram a historia pra aprimorar os acertos e não repetir os erros. Reconheceram e confessaram a Deus os seus pecados.
A partir daí entraram na reta de chegada, assumiram compromissos. Israel assume compromisso de fidelidade, com Deus.

Pronto é hora de celebrar!




O jubilo na celebração

A celebração que agrada a Deus é aquela onde o povo de Deus se ajunta com alegria ( Por ocasião da dedicação dos muros de Jerusalém, os levitas foram procurados e trazidos de onde moravam para Jerusalém para celebrarem a dedicação alegremente, com cânticos e ações de graças, ao som de címbalos, harpas e liras)12:27.

O motivo da celebração

E com o motivo correto celebra a vitoria proporcionada por Deus.
Nessa celebração o povo  declara a onipotência e o cuidado do criador pelo seu povo. O povo também reconhece que a vitoria vem porque são dependente do Senhor (E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios que havia em roda de nós e abateram-se muito em seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra) 6:16.

A pureza na celebração

A celebração é agradável a Deus quando os que celebram se preocupa e busca viver de forma pura, porque aquele a quem celebramos é puro e santo ( E purificaram-se os sacerdotes e os levitas; e logo purificaram o povo, e as portas, e o muro) 12:30. Ele não aceita uma adoração vinda de um adorador impuro. A celebração que agrada a Deus é abrangente. Não é apenas o lugar que deve ser santo, o lugar é santo porque foi separado para o adorador, por isso todos que celebram devem purificar –se, sacerdotes, levitas, o povo e o lugar(o muro). Na celebração pura expressamos sentimentos verdadeiros, devemos celebrar aquilo que vivemos em forma de louvor, não devemos esquecer que tudo é para a gloria de Deus e não para nós.

A união na celebração

A forma de celebração agradável a Deus é aquela onde o povo de Deus se reúne para celebrar em torno de um mesmo objetivo. Não importa, se há união as diferenças  serão superadas e as barreiras serão vencidas, dando lugar a vitoria .
A celebração que agrada a Deus parte primeiramente de uma liderança unida, então há harmonia em tudo que é feito quando todos os envolvidos na celebração se relacionam bem. Isso é harmonia com Deus e com a igreja.
Quando existe isso todos podem celebrar sem nenhuma diferença, porque entendem que celebram ao Rei dos Reis. Podem até serem diferentes, mas, o objetivo é um só.

A ordem na celebração

Deus ama uma celebração organizada, onde seus Critérios são respeitados. Deus quer que celebremos a ele da melhor maneira e com dedicação (Ordenei aos líderes de Judá que subissem ao alto do muro. Também designei dois grandes coros para darem graças. Um deles avançou em cima do muro, para a direita, até à porta do Esterco 12:31). Novamente falamos do propósito da celebração. O nosso propósito é adorar a Deus.
Neemias organiza o povo, e o povo obedece à organização procurando fazer o melhor sob a direção de Neemias. Cada um de acordo com a sua função e consagração procuravam fazer o melhor. E Deus se alegrava por que havia harmonia e respeito.
Cada um procurava fazer aquilo que cabia a se sem interferir ou interromper o trabalho do outro.
Não havia competição porque o propósito era o mesmo, adorar e celebrar a Deus.

Conclusão:
Falamos de uma celebração maravilhosa do povo de Deus nos dias de Neemias, por causa da vitoria que Deus lhes deu na reconstrução do muro de Jerusalém. Vimos quando é que Deus se agrada da nossa celebração, uma celebração: alegre, Por ocasião da dedicação dos muros de Jerusalém, os levitas foram procurados e trazidos de onde moravam para Jerusalém para celebrarem a dedicação alegremente, com cânticos e ações de graças, ao som de címbalos, harpas e liras  (12:27); Sucedeu, pois, que nos dias de Zorobabel e de Neemias, todo o Israel contribuía com ofertas diárias para os cantores e para os porteiros, além de separar a parte dos outros levitas, e os levitas separavam a porção dos descendentes de Arão 12:47.
Uma celebração de agradecimento, que reconhece o poder e o cuidado de Deus, uma celebração pura, porque aquele a quem se celebra é puro. Uma celebração que celebra em união, onde a diferença  não é impedimento para a restauração, crescimento e a vitoria. E por fim uma celebração organizada, a celebração a Deus não é uma festa qualquer, não é para nós é para Deus. Por isso devemos observar e respeitar os critérios estabelecidos pó ele. Devemos também respeitar aqueles que ele constituiu para estarem a frente dos seus negócios. Agindo assim certamente todos serão vitoriosos.
E acima de tudo a nossa celebração a Deus não tem dia especial, todos os momentos quando nos ajuntamos é momento de celebrarmos a Deus. A palavra de Deus diz: Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação Hc 3:17-18.

Resumo da Lição Bíblica, 3º trimestre de 2011 da IAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário