quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desejos de um sábio


Com Salomão podemos aprender muito, mas para a oportunidade, queremos destacar dois desejos que foram explícitos no início do seu reinado.
O primeiro foi a sabedoria conforme 1Reis 3:5, 9 (BLH) “...O Deus Eterno apareceu num sonho a Salomão e perguntou: O que você quer que eu lhe dê ? Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça...”. Tantas outras coisas Salomão poderia ter pedido: Riquezas, saúde, paz, destruição dos seus inimigos, etc. Mas o que pediu foi sabedoria. Como é importante a sabedoria ! Os capítulos 2, 8 e 9 de Provérbios afirma que se nós priorizarmos a sabedoria teremos: conhecimento, uma vida equilibrada e feliz, a maior das riquezas, proteção, prazer, caminhos direitos, prosperidade, vida, vida eterna... Deus!
O segundo desejo de Salomão está em 1 Reis 5:5 (BLH) “...Portanto, eu resolvi construir um templo para adoração do meu Deus, o Eterno”. Assim sentiu e assim aconteceu. Impulsionado por este sentimento, providenciou material de construção, convocou trinta mil operários e o majestoso templo, o mais exuberante de todos, ergueu-se no monte Moriá, em Jerusalém.
No primeiro desejo o Rei pede a Deus sabedoria; no segundo, procura devolver construindo-Lhe um templo. No primeiro está uma ação de Deus para o homem; no segundo, uma ação humana para Deus. O primeiro revela a impossibilidade humana; o segundo a possibilidade. Mas ambos os desejos são indispensáveis.
Precisamos aprender com Salomão e assumir a “sabedoria” e a “ação”. Sabedoria sem ação não é sabedoria e sim tolice. Mas também, ação sem sabedoria resulta em desordem.
O mundo precisa de operários como os que trabalharam no templo de Salomão. Mas não para edificar um templo de ouro, mas muitos templos vivos com as maiores riquezas: A plenitude de Cristo, o poder do Espírito Santo, o amor do Pai e as eternas promessas das Escrituras.

Um comentário:

  1. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Tiago 1:5
    Acredito que, nos dias atuais, nós, cristãos, precisamos pedir insistentemente a Deus: sabedoria e discernimento espiritual, para que não nos deixemos levar por qualquer "tolice" que tem sido oferecida por aí.
    Que o Senhor abençoe assim nossas vidas.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir