domingo, 28 de agosto de 2011

A vida nas mãos de Deus


“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” – Gálatas 6.7.
Viver acima de todas as dificuldades é o sonho de toda gente. Mas a realidade nem sempre condiz com o desejo. Nossas vidas estão sujeitas às adversidades e derrotas. No entanto, nem por isso precisamos desistir de lutar, de encarar a realidade e prosseguir.

Um fator determinante que jamais devemos deixar de refletir é sobre a “lei da semeadura”. Ou seja, tudo que fizermos no presente, terá reflexo no futuro. Sobre isto somos exortados: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” – Gálatas 6.7. Através de Salomão somos convidados a agir sabiamente: "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás" - Eclesiastes 11.1.

Mas se as perdas forem irreparáveis do ponto de vista humano? Se as “guerras” forem imprevistas? Se a dor nos visitar injustamente? Nestes momentos precisamos nos fortalecer da Palavra de Deus. Vejamos algumas soluções no texto de Paulo aos Romanos 8.31-39.

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” – Isto é escudo de fé.
“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” – Isto é amor providencial de Deus.

“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica” – Isto é proteção carinhosa do Senhor.

“Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” – Isto é graça ilimitada de Jesus.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” – Isto é vida espiritual em glória.

“Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro” – Isto é entrega definitiva (descanso) nas mãos do Senhor.

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” – Isto é comunhão com Deus que esmaga todo mal.

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir” – Isto é esperança transcendente.

“Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” – Isto é vida vitoriosa e sem fim.
Por Pr. Elias Alves Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário