sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aprendendo com o sofrimento


“Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” – 1 Tessalonicenses 5.18.
Uma vida isenta de problemas é um sonho que persegue a todos. Mas a realidade é diferente, e estamos sempre com algum obstáculo a ser vencido. Ricos ou pobres, sábios ou ignorantes, jovens ou velhos, são alvos das alterações e contrariedades na maneira de viver.
Mas há sempre maneiras corretas de encarar as dificuldades. É preciso discernimento nos momentos adversos. A primeira análise é: Este problema é real ou imaginário? Isto é importante porque a grande maioria é fruto da imaginação ou emocional e nunca acontecem. Mas se o problema for real e dimensionável, a vitória deve ser começada com gratidão. “Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” – 1 Tessalonicenses 5:18 é a recomendação Bíblica. Agradecer por todas as coisas implica em reconhecer que nada é por acaso, mas com finalidades específicas. Quando o nosso coração se abre para a gratidão passamos a compreender as palavras de Romanos 8.28 - “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. As coisas boas e más são para o nosso crescimento.Louvor e adoração só nos trazem benefícios; enquanto que amargura e murmuração nos conduz a um abismo.
Ao estarmos em um problema, não devemos resolvê-lo sozinho. Podemos contar com o maior dos amigos, o Senhor Jesus. Sobre Ele profetizou Salomão: “...mas há amigo mais chegado do que um irmão.” – Provérbios 18.24. É no diálogo sincero, específico, movido pela fé, com objetivo, que somos beneficiados. Se Jesus deu a vida na pior das mortes, a morte de Cruz e hoje vive como Sumo Sacerdote, o que Ele não pode fazer por alguém ou nós?
Mas porque os sofrimentos? Os sofrimentos nos ensinam a depender exclusivamente de Deus, eliminar os velhos hábitos, compreender a vontade Divina, valorizar determinadas pessoas, situações e bens que julgávamos desinteressantes.
Deus deseja que todo sofrimento resulte numa comunhão mais íntima, num novo aprendizado, numa nova escala de valores, num desapego às coisas temporais, numa nova renúncia e submissão. Em outras palavras: Todo sofrimento, se não for ocasionado por displicência ou rebeldia, é didático.
Aproveite sempre para ver o Senhor, o Grande Pastor das ovelhas e orar como o Salmista: “A tua vara e o teu cajado me consolam”. – Salmo 23.4. Assuma as palavras de Hebreus 12.10 – “Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”.
Pastor Elias Alves Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário